História

A APATI – Associação Promotora de Apoio à Terceira Idade, é uma Instituição de Solidariedade Social, reconhecida desde 27 Junho 1979. Esta IPSS nasceu da vontade de um grupo de pessoas preocupadas com os idosos, que constituíram uma Comissão, determinada a lançar as bases de equipamento de apoio, que minimizassem algumas dificuldades dos idosos da freguesia.

Este grupo pouco poderia fazer sozinho e por isso, procurou apoio e colaboração junto de serviços oficiais, organizações, empresas e população local.

No dia 27 de Junho 1979, ao fim de alguns meses de trabalho, a APATI foi reconhecida oficialmente como Instituição Particular de Solidariedade Social.

No dia 24 Junho de 1983 realizou-se a inauguração das instalações do Centro de Dia, que começou por servir 40 idosos e os serviços complementares da valência de Apoio Domiciliário, apoiando 20 pessoas.

Esta experiência decorreu do trabalho diário com os idosos e tornou-se evidente que estas 2 respostas sociais eram insuficientes para alguns idosos carentes de um apoio mais vasto, que só poderia ser viável com uma outra valência: Lar

O projeto da criação de um Lar, consolidou-se com a aquisição do 1 andar, onde foram instalados quartos com capacidade de acolher 16 idosos.

 

No dia 8 de Novembro de 1986 inaugurou-se o Lar que tem vindo a constituir uma resposta adequada e qualificada para as dificuldades dos idosos, que dele usufruem.

Foram efetuados os registos dos Estatutos no Livro B das Associações de Solidariedade Social sob o nº 11/88 a FLs 168 verso em 3/2/1988.

O Lar da APATI tem vindo a constituir uma resposta qualificada para as dificuldades dos idosos, fornecendo todo conforto que se pode esperar, nesta fase crucial da vida.

 

A Associação Promotora de Apoio à Terceira Idade, procura incentivar a um envelhecimento ativo, desenvolvendo diversas atividades de gerontomotrocidade e de apoio a uma classe de Ginástica Sénior. Para a manutenção e preservação da motricidade fina e competências intelectuais, são feitos trabalhos artesanais e ocupacionais. No que diz respeito à vertente social, que é muito importante nesta fase da vida, para combater a solidão, os idosos são incentivados a participar em passeios, praia e sessões de informação, sendo celebradas as datas importantes e festivas, como festas de Aniversários, Natal, Páscoa, Carnaval, Santos Populares e Magusto entre outras atividades com diferentes parceiros, tais como: Câmara Municipal de Vila Franca de Xira e União de Freguesias de Castanheira do Ribatejo/Cachoeiras e outros.